O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério de Educação e implementado pela CAPES com o objetivo de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior, aproximando-os da sala de aula já nos primeiros semestres do curso.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas de iniciação a docência aos alunos dos cursos presenciais de licenciatura plena com o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública (1, 2).
Entre as propostas do PIBID está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitavas séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio (2).
Na UEFS, o Programa do PIBID possui três grandes eixos: 1) qualificação da formação de professores nas licenciaturas da UEFS; 2) estreitamento das relações da Universidade com a Educação Básica e; 3) contribuição para a melhoria da educação pública do Estado da Bahia (3).
O objetivo geral do PIBID/UEFS é promover a iniciação à docência na Educação Básica dos estudantes dos Cursos de Licenciaturas, matriculados na primeira metade e/ou com até 60% de integralização curricular, cujas atividades possam proporcionar a construção da identidade docente e a produção de saberes sobre a atividade docente, a educação e os elementos estruturantes no campo da formação docente (3).
O subprojeto da Licenciatura em Química, além de pretender que o estudante dos semestres iniciais do curso se aproxime da sala de aula, espera promover um melhor relacionamento entre o curso e a Educação Básica, estimulando a pesquisa pedagógica e integrando os saberes escolares e científicos da química. Além disso, pretendemos valorizar o ensino de química nas escolas por profissionais licenciados em Química e atuar na divulgação da química como ciência, melhorando a atuação dos alunos nas ciências exatas.
Referências:
(3) Projeto Institucional do PIBID – UEFS